Na Quantaflow, desejamos que cada colaborador construa a empresa na qual ele deseja trabalhar.
salienta Christophe Milon, Presidente.
Contrariamente ao modelo de gestão tradicional que consiste em tomar decisões no topo da pirâmide da empresa e em fazê-las descer e aplicar até baixo, o modelo de Quantaflow consiste numa gestão em que cada um(a) é autónomo(a) e decisor.
realça Benoit Devictor.
1
O sistema hierárquico horizontal, estruturado em torno de círculos de atividade, conduz a uma autoridade natural dos Líderes dos círculos.
Eles não têm um «poder induzido» sobre as suas equipas mas gerem através da sua exemplaridade, da sua experiência e da sua competência.
«Na nossa empresa, podemos fazer tudo, exceto o que é formalmente proibido» diz-nos Benoit Devictor, Diretor dos Recursos Humanos.
Um mundo de oportunidades a não perder, nomeadamente missões que não estão incluídas no perímetro inicial do colaborador, mas que podem fazer parte das suas competências.
2
Os exemplos são mais fortes do que as longas frases… na Quantaflow, não há validação de férias, não há limites ou tabelas fixas para os relatórios de despesas: partimos do princípio de que cada um é digno de confiança.
3
Cada mês, tem lugar uma reunião de «indicadores» que consiste em trocar impressões com total transparência sobre os avanços e projetos dos círculos.
Idem para os resultados do grupo, que são partilhados com todos anualmente.
Graças a esta governança, a empresa transforma-se ininterruptamente e adapta-se em permanência aos seus novos desafios.
A holacracia é assim a estrutura adotada pela empresa para alcançar o seu objetivo.
Ela é constituída por diferentes elementos ligados:
Um documento escrito que fixa as regras do jogo da empresa e que é imutável.
Esta ferramenta dá vida às reuniões, aos projetos assim como às relações entre colaboradores. A holacracia retoma a razão de ser da empresa e o papel de cada um. É um formidável meio de fazer imergir a criatividade e as ideias novas assim como a inteligência coletiva.
Embora a nossa estrutura de acionistas continue a ser constituída a 100% pelo seu fundador, o grupo desenvolveu uma comunicação financeira transparente e regular em relação às equipas e aos parceiros financeiros.
Os resultados financeiros e os meios de gestão, graças a equipas eficientes e a um sistema de informação de alto nível permitem à empresa antecipar as futuras etapas do seu desenvolvimento financeiro. 20% de crescimento e mais de 5% de resultado líquido ao longo do tempo são objetivos alcançados muito regularmente.